Fenord 50 anos
Em dezembro de 1961, através da Lei Estadual 2584/61, nascia a FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA NORDESTE MINEIRO, com os cursos de licenciatura: Letras, Matemática, Pedagogia e Ciências Sociais. Consolidavam-se, naquele momento, os sonhos de muitos teofilotonenses de terem, nesses confins do Nordeste Mineiro, uma Instituição de Ensino Superior. Em 1971, o Decreto Federal nº 68.605/71, instituía o Curso de Direito. Era mais uma conquista para os vales Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus de onde chegavam estudantes desejosos de concluir um curso de graduação. As distâncias? Estas não se mediam . Tornavam-se quase nada . Maior que as distâncias era a esperança.
Em 1973 o nome da instituição foi alterado para FUNDAÇÃO EDUCACIONAL NORDESTE MINEIRO solidificando-se como Instituição de Ensino Superior de referência no Nordeste Mineiro. Em 31/10/90, pelo Decreto 98.910/90 do Conselho Federal de Educação, criou-se a Faculdade de Administração. A cada início de ano, centenas de olhos curiosos chegavam em busca das salas onde estaria o curso pretendido. Era uma confusão de sentimentos, alegria, curiosidade, ansiedade, medo… E quantos foram nossos alunos, egressos dos cursos oferecidos, que consolidaram seus desejos, conquistando lugares de destaque na sociedade de Teófilo Otoni e em muitas outras paragens…
Além dos cursos oferecidos, a FENORD tornou-se um marco de referência na prestação de serviços educacionais com parceria da SEE-MG, oferecendo o PROCAP – Programa de Capacitação de Professores e o Projeto Veredas – Formação Superior de Professores. Com o Conselho da Comunidade Solidária e o Ministério da Educação e Desporto e outros órgãos, foi parceira na oferta do PAS – Programa de Alfabetização Solidária. E, a cada conclusão de um projeto acompanhado pelas avaliações feitas pelos órgãos responsáveis, a certeza de missão cumprida com responsabilidade e competência.