Conteudo Apresetacao
ÁGUIA: REVISTA CIENTIFICA DA FENORD,
É UMA PUBLICAÇÃO SEMESTRAL DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL NORDESTE MINEIRO,
EDITADA A PARTIR DE 2011.
Menu

APRESENTAÇÃO


A pesquisa no processo ensino-aprendizagem é fundamental. De igual importância a divulgação dos seus resultados, reforçando a tríade básica norteadora da Educação Superior, que é o ensino, a extensão e a pesquisa. Assim, é com enorme satisfação que trazemos ao leitor a Revista Águia online, publicação científica semestral da Fundação Educacional Nordeste Mineiro que objetiva: divulgação de artigos originais sobre as áreas de conhecimento desenvolvidas na instituição, fomentar no corpo docente e discente a produção da pesquisa e a apresentação dos seus resultados, favorecer o intercâmbio com outras instituições de ensino, tornar público e servir à comunidade a produção científica realizada na instituição.

Tendo como áreas de concentração as Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, a proposta é fomentar e instrumentalizar as produções de artigos com plena independência dos textos, com interferências mínimas que se limitam apenas a adequações formais com o acompanhamento e concordância do autor.

A revista conta como colaboradores o corpo docente e alunos-pesquisadores do Núcleo de Investigação Científica (NIC) da FENORD, três gerações que retratam meio século de uma construção acadêmica própria. Cabe ressaltar também que, se majoritariamente os artigos têm como eixo temático a área de Direito, o fato se deve exclusivamente pelos recebimentos de trabalhos com esse foco e não uma opção do Conselho Editorial, pois a proposta da Revista Águia é de abrir para a pluralidade de pesquisas e ampliar o quadro de colaboradores, tanto dentro da FENORD, como por meio de trabalhos vindos de fora, conduzindo para uma diversidade de posicionamentos e divulgando o conhecimento de áreas distintas. O prazo de entrega será até o último dia útil do mês de abril, devendo os trabalhos ser encaminhados para o seguinte endereço eletrônico: aguia@fenord.com.br. Dentro do processo de seleção, os trabalhos aprovados, mas não selecionados, ficarão para a publicação do ano posterior.

Finalmente, o que se espera é uma leitura proveitosa, concomitante às críticas que sejam pertinentes, para que se possa aprimorar de forma contínua este periódico.


Conselho Editorial