Conteudo C Editorial
ÁGUIA ACADÊMICA:
REVISTA CIENTÍFICA DA FENORD, FRUTO DE PARCERIA DOS DISCENTES E DOCENTES DO IESI/FENORD
É UMA PUBLICAÇÃO ANUAL DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL NORDESTE MINEIRO, EDITADA A PARTIR DE 2013.
Menu

EDITORIAL


O IESI/FENORD acredita que a construção do conhecimento acadêmico se fundamenta no ato de interrogar criticamente e de forma permanente a realidade, estimulando o aluno a buscar soluções criativas diante dos problemas vivenciados, propiciando um comportamento investigativo dentro e fora da sala de aula.

Dessa forma, a instituição entende que só se é possível pensar em uma formação profissional de qualidade quando se investe na aprendizagem, e esta por sua vez passa necessariamente pelo trabalho de investigação. Assim, a “Águia Acadêmica” torna-se o canal de circulação das produções científicas dos acadêmicos, favorecendo a socialização do conhecimento produzido e ao mesmo tempo promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas na formação do Ensino Superior.

A produção da revista “Águia Acadêmica” faz parte do planejamento institucional que, visando garantir a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão busca não só promover a prática de pesquisa, como também oportunizar a veiculação das produções a toda sociedade. Assim, a publicação do segundo volume consolida a promoção à pesquisa, bem como o aprimoramento das produções acadêmicas do corpo discente.

Tendo como áreas de concentração as Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, este volume aborda temas atuais passíveis de muitos questionamentos e pesquisas, como “A influência da Mídia no Processo Penal”, “Cotas raciais nas Universidades Públicas Brasileiras”, “Diferença na Idade de Aposentadoria entre sexos e o princípio da Isonomia”, “O Regime Disciplinar Diferenciado sob a ótica dos Direitos Fundamentais” e muitos outros.

Finalmente, o que se espera é uma leitura proveitosa, concomitante às críticas que sejam pertinentes, para que se possa aprimorar de forma contínua este periódico.

Cibele Maria Diniz Figueirêdo Gazzinelli

Editora Chefe do Conselho Editorial