Conteudo Normas de publicação
ÁGUIA ACADÊMICA:
REVISTA CIENTÍFICA DA FENORD, FRUTO DE PARCERIA DOS DISCENTES E DOCENTES DO IESI/FENORD
É UMA PUBLICAÇÃO ANUAL DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL NORDESTE MINEIRO, EDITADA A PARTIR DE 2013.
Menu


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA ÁGUIA ACADÊMICA: REVISTA DO CORPO DISCENTE DA FENORD


A Revista Águia Acadêmica da Fundação Educacional Nordeste Mineiro é uma publicação semestral de artigos do Corpo Docente e Discente, com áreas de concentração em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Entendendo a realidade regional, ainda incipiente na produção de pesquisas científicas, a proposta é fomentar e instrumentalizar as produções internas de professores e acadêmicos da instituição, não excluindo, no entanto, artigos relevantes para o meio acadêmico.


Seus objetivos:
  • - Divulgação de artigos originais sobre as áreas de conhecimento desenvolvidas na instituição.
  • - Fomentar no corpo docente e discente a produção da pesquisa e a apresentação dos seus resultados.
  • - Favorecer o intercâmbio com outras instituições de ensino.
  • - Tornar público e servir à comunidade a produção científica realizada na instituição.

Mesmo sendo uma produção científica que fuja, a princípio, da rigidez normativa extrema, é preciso que se estabeleçam alguns princípios norteadores, ainda que, posteriormente, sofram adequações. Assim, os artigos serão submetidos ao Conselho Editorial e, sendo aprovados, serão publicados na Revista, devendo ser encaminhados para o seguinte endereço eletrônico: aguia@fenord.com.br. Aqueles artigos que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidos aos autores. As conclusões apresentarão os seguintes pareceres: aprovado; aprovado desde que faça alterações; não aprovado. Após a aprovação do artigo, sua ortografia e gramática serão revisadas e encaminhadas para o autor antes da publicação.


Aqueles que assinarem o artigo devem responder pela autoria dos manuscritos, assumindo o conteúdo publicado em documento, uma vez que todas as informações do trabalho são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).


O prazo de entrega será até o último dia útil do mês de abril. Dentro do processo de seleção, os trabalhos aprovados, mas não selecionados, ficarão para a publicação do ano posterior.
Os artigos terão, no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, com configuração de margens direita e esquerda de 3 cm, superior e inferior 2,5 cm, espaço entre linhas de 1,5 cm, folha A4, fonte Arial, corpo 12. Com normas adaptadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, e os critérios a serem observados no desenvolvimento de monografias da FENORD, devem ser apresentados nessa sequência e na seguinte forma para o Conselho Editorial:

  • - Título do artigo centralizado em fonte Arial, tamanho 16, centralizado, em negrito.
  • - Nome(s) do(s) autor(es) com breve currículo em nota de rodapé indicando a titulação, a instituição e o endereço eletrônico..
  • - Resumo: deve ser na terceira pessoa do singular, máximo de 200 palavras e seguido do abstract, que é o resumo em inglês.
  • - Palavras-chave: mínimo de três, máximo de seis, fonte Arial, tamanho 12, seguido do keyworks, que são as palavras-chave em inglês.
  • - Introdução: É uma visão geral do que será abordado, trabalhando com o objetivo do estudo e sua justificativa pela escolha do tema.
  • - Desenvolvimento: Parte de maior relevância do artigo, onde é apresentada a fundamentação teórica e a discussão em torno do tema, podendo ser dividido em seções e subseções, estas escritas em negrito. As citações obedecem às explicações e modelos do anexo I.

  • - Conclusão: Indica o resultado da pesquisa, não acrescentando dado algum além do que já foi apresentado no desenvolvimento do artigo, podendo, no entanto, sugerir trabalhos futuros.
  • - Referência Bibliográfica: apresentada em ordem alfabética, seguem as informações e os modelos do anexo II.

Teófilo Otoni, 04 de abril de 2011.
ANEXO I

As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização de um trabalho, introduzidos no texto com o propósito de esclarecer, complementar ou reforçar as ideias do autor, tendo obrigatoriamente de indicar a fonte. Podem ser usados dois tipos de citações diretas e indiretas.


As citações diretas podem ser: curta (menos de três linhas), estando no próprio texto com o uso de aspas; e longa (mais de três linhas), com parágrafo independente, espaçamento entre linhas simples, margem de 4 cm a partir da margem esquerda, fonte Arial 10, sem o uso de aspas.


A citação indireta é a reprodução de ideias e informações de outros autores com outras palavras. Na revista será utilizado o sistema norte-americano, feitas entre parênteses (SOBRENOME AUTOR, ano, página).


Exemplos:
(BASTOS, 1999, p.67); ou (DUBY,1979b,p.89).

Serão utilizadas nas citações de rodapé notas explicativas em comentários e/ou observações do autor, ou notas de referência, onde indica a fonte de uma citação. As notas de rodapé tem de ser na mesma página da chamada numérica, no fim da página, não ocupar mais de 50% da folha, separar o texto por um traço contínuo de 3 cm, espaçamento entre linhas simples, fonte Arial 10, alinhamento à esquerda, não fazer parágrafo, com texto justificado e iniciado com o número.


Exemplos:

[...] Seus programas são altamente universalistas, apesar de corresponderem a expectativas diferenciadas, o que propicia a construção de um nível de solidariedade25 bastante alto em torno do welfare state: todos são dependentes do Estado. Serviço social e trabalho se fundem, o que faz com que seus custos sejam muito altos e que seja o único a ter o pleno emprego como objetivo.

________________

25A solidariedade aqui referida não precisa ser necessariamente entendida como um valor, mas pode também ser fruto de cálculo estritamente instrumental dos atores.


Ou

Nas vilas e cidades, o senado da câmara, que se encarregava de regulamentar a vida municipal, o fazia também no tocante aos ofícios mecânicos. A Biblioteca Nacional publicou o 1o. livro de atas da Câmara Municipal de Ouro Preto (1711 a 1715). Nele podem ser observados os primeiros atos para ordenar o município no que diz respeito aos ofícios mecânicos: "que todas as pessoas que tivessem lojas abertas e vendagens, e todos os oficias de qualquer ofícios ... tirassem novas licenças."5

____________

5Actas da Câmara Municipal de Vila Rica. Anais da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, vol.49, 1927. p. 245.


As citações subseqüentes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, desde que na mesma página ou folha da citação a que se referem, utilizando-se as seguintes expressões: a) Idem - significa "igual a anterior" e mesmo autor - Id. Exemplo (Idem,2008,p.28) b) Ibidem - mesma obra - Ibid.- a parte citada pertence à mesma obra referenciada em nota imediatamente anterior. Exemplo: ( Ibidem,p.61).c) Opus citatum, "obra citada" - ou op.cit. - , indica que a citação é referente a um obra já citada no texto, porém sem ser imediatamente anterior. Exemplo: ( op.cit., p.28)


As referências devem ser: em ordem alfabética, alinhada à margem esquerda com texto justificado, espaçamento simples entre as linhas de referências, espaçamento entre as referências 1, 5 cm, título das publicações em itálico, uso de travessão para substituir o (s) nome (s) do (s) autor (es) quando houver mais de uma obra dele(s) na mesma listagem, maiúscula para entrada da referência.


Teófilo Otoni, 04 de abril de 2011.

ANEXO II

  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
    • Referências de livros

Exemplos:
1.1.1.Um autor

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação ( cidade): Editora, data. (Série ou coleção)
MONTEIRO. Claudia Servilha. Manual de Metodologia da pesquisa no Direito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

HABERMAS, Jurgen. Direito de Democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v. II ( Biblioteca Tempo Universitário).

SILVA, Jane Ribeiro. (Coord.) Questões de Direito: cíveis, penais, processuais. Belo Horizonte: Del Rey, 1997.

                1.1.2. Dois autores.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A burguesia e a contra-revolução. 3. ed. São Paulo: Ensaio, 1987. 98 p.

                1.1.3. Três autores ( indica todos os autores na referência)

NEPSTAD, Daniel C.; MOREIRA, Adriana G.; ALENCAR, Ane A. Floresta em chamas: origens, impactos e prevenção do fogo na Amazônia. Brasília: Programa Piloto para a  Tropicais Brasileiras, 1999. 202 p.

 

No texto:
Quanto a sistematização da informação no Brasil “[...] ainda se faz pouco uso desses recursos como fatores determinantes para atuar de forma inovadora no mercado.” (CASTRO; JANNUZZI; MATTOS, 2007, p. 266).

Ou
Para Castro, Jannuzzi e Mattos (2007) a sistematização da informação precisa de investimentos maciços. Segundo os autores, o empresariado ainda não percebe o valor que podem ter as informações geradas pela pesquisa científica.

    • Referência de revista:

CASTRO, Alexandre C.; JANNUZZI, Celeste A. S.; MATTOS, Fernando A. M. Produção e disseminação de informação tecnológica. Transformação, Campinas, v.19, n. 3, p. 265-277, set./dez. 2007.

 

Mais de três autores – indica-se o primeiro autor seguido da expressão “et al”  “e outros”
Gonçalves e outros (2004) salientam que os personagens da obra Um gosto de quero mais utilizam uma linguagem coloquial.

GONÇALVES, Regina Marta Fonseca et al. Um gosto de quero mais: uma análise literária. Akrópolis, Umuarama, v. 12, n. 3, p.136-137, jul./set. 2004.

No texto:
Kim et al.(2005) relatam que os princípios básicos de oclusão em implantes são importantes, como a obtenção de uma guia anterior livre de interferência nos movimentos laterais, tanto no lado de trabalho quanto no lado de não trabalho.

Referência:
CUNHA, R.S.et  al.Processo penal prático: fundamentos teóricos e modelos de peças de acusação e defesa. 3 ed. Salvador: Juspodivm, 2008.

    • Autor desconhecido

ALGUNS contos das mil e uma noites. São Paulo: Paulus, 2003.

    • Autor organizador ou editor ou coordenador

NOVELINO, Marcelo (org). Leituras complementares de direito constitucional. 3 ed. Salvador: Juspodivm, 2008.

    • Referência de capítulo de livro

 SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: sub-título, edição. Local de publicação ( cidade): Editora, data (Série ou coleção)

Exemplos:
OHAMA, Helio. Estrutura dos balanços públicos.In:_____________.Balanços públicos: teoria e prática. 2. ed São Paulo: Atlas, 2000. Cap.1, p.15-26.

BIGNOTTO, Newton. Corrupção e Estado de direito. In: AVRITZER, Leonardo; ANASTASIA, Fátima ( Org.). Reforma Política no Brasil. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2006. Parte II: Entendendo as mudanças no sistema político, p. 82-85.

    • Referência de monografias, dissertações e teses

 SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. Ano de apresentação.Total de folhas. ( Categoria e área de concentração) – nome da Faculdade, nome da Universidade, cidade ano de defesa.

Exemplo:
OLIVEIRA, Ana Maria Rodrigues de. Perspectivas do Estado Nacional no contexto da globalização: elementos para um debate atual. 1999. 170 f. Dissertação ( Mestrado em Ciência Política) _ Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999.

Referência de artigo de periódico

SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Nome do autor do artigo. Título do artigo. Título do periódico. Local de publicação ( cidade), número de volume, número do fascículo, página inicial-final, mês e ano.

Exemplo:
NOGUEIRA, Antonio de Pádua Soubhie. Aplicações do novo §3º do art. 515 do CPC. Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 45-66, jan/jun. 2004.

    • Referência de artigo de jornal

 SOBRENOME, Prenome. Título do artigo. Título do jornal, local, dia, mês e ano. Título do caderno, seção ou suplemento, página inical e final.

 Exemplos:
AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno econômico, p. 13.

FIORI, José Luís. Condenados da Terra. Folha de São Paulo, São Paulo, 23 de fev. 2008, Cadernos A, Opinião, Tendências/ Debates,p. 3.

Trabalhos apresentados em Congressos, seminários, etc.

Exemplo:
SOBRENOME DO AUTOR. Nome do autor. Título; subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização ( cidade), Título da publicação: subtítulo. Local de publicação ( cidade): Editora, data. Páginas inicial – final do trabalho.

FIGUEIREDO, Nice. Proposta para criação de um Centro Nacional de Aperfeiçoamento do pessoal da informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 14, 1987, Recife. Anais... Recife: Associação Profissional de Bibliotecários de Pernambuco, 1987. v. 2, p.1039-1052.

    • CD, CD-ROM

AUTOR.Título.Local: Gravadora ou Editora, ano. Número de CDs,fitas. Número da faixa, lado da fita ( se não consultou todo o material).
EX:
MORAES, Anna Claudia S.; NUNES, Andréa; CARUSI, Tosca. Faça dar  certo. São Paulo: [s.c.p.], dez. 2001. CD-ROM.

    • VHS e DVD

TÍTULO. Diretor ou produtor. Local:Produtora, ano. Ti[pó e número de mídias.
EX:
CLONE: o futuro do homem? Produzido  por National Geographic. São Paulo: Videolar, 2002. 1 DVD ( 55min.)

    • Filme

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martine de Clemont-Tonnerre e Arthur Cohn. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior: Intérpretes: Fernanda Montenegro; Marília Pêra; Vinícius de Oliveira e outros. Rio de Janeiro: Riofilmes,1988. 1 fita de vídeo ( 106 min.), VHS,son., color.

    • Entrevista

ENTREVISTADO. Título. Local, data. Nota da Entrevista.
EX:
MELO, André Costa de. Espanhóis são proibidos de entrar no Brasil. Salvador, 7 de jul. 2008. Entrevista concedida a Giácomo Mancini.

    • Documentos jurídicos

(Constituição, leis, decretos, códigos, etc.)

      • Constituições e códigos.

     Elementos essenciais
Jurisdição.Título. Edição. Local: Editora, data. número de páginas.

      • Constituição Federal

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. 168 p.

      • Constituição Estadual

MINAS GERAIS. Constituição (1989) Constituição do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Inédita, 2001. 258 p.

      • Emenda Constitucional

BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n.8, de 15 de agosto de 1995. Altera o inciso XI e a alínea  “a” do inciso XII do art. 21 da Constituição Federal. Constituição  da República Federativa do Brasil. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. p.180-181.

      • Código Municipal

GUANHÃES (MG). Código tributário do município de Guanhães. Guanhães, MG: Prefeitura Municipal, 2003. 128 p.

      • Código Federal

BRASIL. Código civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995. 913 p.

      • Vade Mecum

BRASIL. Código de processo penal (1941). In: ANGHER, Anne Joyce. Vade mecum universitário de direito RIDEEL. 8. ed. São Paulo: RIDEEL, 2010. p. 351-395.

    •  leis, decretos, portarias, etc.

Elementos essenciais
Jurisdição ou órgão legislador. Título. Ementa. referência da publicação onde a
jurisprudência foi publicada.

      • Decreto Publicado em jornal

BRASIL. Decreto n.56.725, de 16 ago. 1965. Regulamenta a Lei n.4.084, de 30 de junho de 1962, que dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário. Diário Oficial da União, Brasília, 19 ago. 1965. p. 7.

      • Lei Publicada em periódico

BRASIL. Lei n.7.505, de 02 jul. 1986. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Legislação Federal e Marginália, São Paulo, v. 50, p. 658-662, jul. 1986.

      • Lei publicada em livro

BRASIL. Lei n. 9.958, de 12 de Janeiro de 2000. In: ARRUDA, Hélio Mário de; DIONÍSIO, Sônia das Dores. A conciliação extrajudicial prévia: análise interpretativa. Belo Horizonte: Líder, 2002. p. 69-72.

      • Portaria

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria n.1.029, de 11 de agosto de 2003. Revista de Direito do Trabalho, São Paulo, Ano 29, n.112, p. 299-304, out./dez. 2003. 

      • Medida provisória

BRASIL. Medida provisória n.2.226 de 04 de setembro de 2001. Acresce dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e à Lei no 9.469, de 10 de julho de 1997. Justiça do Trabalho: Doutrina, Jurisprudência, Legislação, Sentenças e Tabelas, Porto Alegre , v.18, n. 214 , p. 7-10, out. 2001.

      • Súmulas

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula n.282. Cabe a citação por edital em ação moratória. Diário de Justiça da União, Brasília, 13 de maio 2004. Seção 1, p. 201.

      • Resoluções

BRASIL. Ministério da Previdência Social. Resolução 4, de 26 de junho de 2003. Dispõe sobre o impedimento no artigo 23 da Lei Complementar 108, de 29 de maio de 2001 e dá outras providências.Revista de Direito do Trabalho, São Paulo, Ano 29, n.112, p. 311-312, out./dez. 2003.

      • Habeas-corpus

SERGIPE. Tribunal de Justiça. Habeas-corpus. Impetração suscitando nulidade do processo perante o tribunal que já apreciou a matéria em âmbito de apelação - inadmissibilidade – circunstância que torna a corte de justiça... Revista dos Tribunais, São Paulo, Ano 93, v. 828, p. 669-672, out. 2004.

      • Apelação

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça. Apelação civil n.70006270508. Responsabilidade civil, dano material e moral, uso de cigarros. Apelante: Adelar Grando. Apelado: Cibrasa Indústria e Comércio de Tabacos, Philip Morris do Brasil e Souza Cruz. Relator: Dês. Leo Lima, Porto Alegre, 18 set. 2003. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro, Ano 5, n.18, p.137-149, abr./jun. 2004.

      • Parecer

HARADA, Kiyoshi. Loteamento em execução: critério para lançamento do ITU. Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, São Paulo, Ano 6, n.11, p. 305-318, jan./jun. 2003.

      • Sentença

SANTA CATARINA. Ministério Público Estadual. Degradação ambiental. Relator Nicanor Calírio da Silveira. Revista de Direito Ambiental, São Paulo, Ano 9, n. 33, p. 295-308, jan./mar. 2004.

      • Projeto de lei

PAIM, Paulo. Projeto de Lei do Senado nº 158 , de 2010. Altera a Lei nº 7.713, de 22 de dezembro de 1988, para isentar do imposto de renda, até o limite máximo dos benefícios pagos no Regime Geral de Previdência Social, os valores recebidos mensalmente por contribuintes com mais de sessenta e cinco anos. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/mate-pdf/78362.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2010

    • Citação extraída da Internet 
      • Artigos de  periódicos na internet

AUTOR. Tíulo do artigo. Titulação da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Disponível em < Endereço>. Acesso em: data.
EX:
SOUZA, Ailton Elisário de. Penhora e Avaliação.Dataveni@, Campina Grande, aon 4, n0 33, jun. 2000. Disponível em: < HTTP: www.datavenia.inf.br/frame-art.htm. Acesso em 31 jul.2006.

      • Artigos de jornais na internet:

AUTOR. Titulo do artigo. Título do jornal, local data de publicação,seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Disponível em: < Endereço>. Acesso em: data.
EX: TAVES, Rodrigo França. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores.  O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em < http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 30 de maio de 1998.
O vocábulo comédia vem do "Grego komodia, que derivou de kômos (= festim popular), ou de komas (= aldeia), pois, segundo Aristóteles, os comediantes tiravam seu nome de "andarem os atores de aldeia em aldeia, por não serem prezados na cidade" (Aristóteles, Poética, tr. De Paulo Costa Galvão, s.d., p.1448.)¹
Lá no rodapé:
_______________________________
1 Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/2172890> Acesso em: 09 outubro 2009
2ª. Quando o artigo ou texto retirado da internet, nunca foi publicado em papel (ou quando não se conhece se foi ou não publicado) a referência se realiza pelo nome do autor,o título, o endereço eletrônico (entre os sinais < >), precedido da expressão [em:] e a data de acesso (dia, mês e ano). Exemplo:
(SÉRGIO, Ricardo. Como Fazer Citações. Em: <http://recantodasletras.uol. com.br/teorialiteraria/638805>. Acesso em: 09 outubro 2009.)
3ª. Algumas vezes, os autores não são citados, mas os textos e artigos estão vinculados ao "site" responsável pela informação ali apresentadas. Dessa forma, a referência da citação é feita com o endereço do "site":
(Em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cita%C3%A7%C3%A>. Acesso em: 09 outubro 2009.) .