Índice do Artigo
Página 2
Todas as Páginas

Bibliotecas

A FENORD conta com duas Bibliotecas que se destinam a suprir as necessidades de formação do corpo docente, discente e administrativo da Instituição.

Elas ocupam uma área de 685 m² e contam com amplo espaço para estudo, pesquisa, acesso a computadores ligados à Internet, leitura de jornais, leitura de revistas informativas e científicas, sala de vídeo e estudo em grupo, além de servirem como laboratório para os professores que desejam ministrar suas aulas utilizando o acervo e os equipamentos eletrônicos das bibliotecas.

ACERVO

O acervo das bibliotecas, que totaliza mais de 70.000 (setenta mil) exemplares de itens, é composto de: livros impressos, áudio-livros, periódicos, obras de referência, publicações em CD Roms, Base de dados em CD Roms, fitas de vídeo, DVDs, monografias acadêmicas e mapas. Ele é atualizado constantemente, considerando as bibliografias básicas e complementares dos cursos, catálogos de editoras, indicações de professores e sugestões dos alunos do IESI (Instituto de Ensino Superior Integrado). Além de servir como fonte de pesquisa acadêmica, o acervo, também possui um grande número de títulos destinados à cultura, lazer e entretenimento. É organizado de acordo com as normais internacionais de organização de informações bibliográficas. Os códigos utilizados para sua organização são: CDU – Classificação Decimal Universal, CCAA R² – Código de Catalogação Anglo-Americano e Tabela Cutter.

INFORMATIZAÇÃO

Considerando a grande quantidade de periódicos científicos disponíveis gratuitamente na Internet, o movimento mundial de acesso livre à informação científica, a dificuldade para encontrar as informações disponíveis no mundo virtual e o tempo dos usuários, as Bibliotecas contam com 2 (dois) trabalhos voltados para facilitar a localização de informações disponíveis na Rede:

uma Base de Dados - que se destina a indexação de artigos de periódicos disponíveis gratuitamente na Internet; e um site - com indicação de links por área de conhecimento.

As Bibliotecas disponibilizam computadores contendo o catálogo automatizado do seu acervo que está totalmente informatizado. Pesquisas podem ser realizadas por autor, título, assunto, editora, ano de publicação, tipo de publicação, entre outras informações. Os serviços de empréstimo, devolução e reserva, também estão informatizados. Para automação foi utilizado o MicroIsis.

INFRAESTRUTURA

A infraestrutura das bibliotecas é composta de mobiliário contendo 37 mesas, 117 cadeiras e 360 estantes. Estão equipadas com 04 computadores para acesso à Base de Dados local; 43 computadores ligados à Internet; 01 TV, 02 Vídeos, 1 leitor de DVD;  1 computador com leitor de código de barras e 01 impressora para sistema de empréstimo; 02 computadores na sala de processamento para o trabalho da bibliotecária e auxiliar; 01 computador para gerenciamento das câmeras de segurança; totalizando 51 computadores na Biblioteca – 04 para gestão dos serviços  e  47 destinados aos usuários.

As bibliotecas possuem sistema interno de segurança composto por 14 câmeras de vídeo e catraca eletrônica de entrada e saída. Contam, ainda, com um sistema de segurança que dificulta a saída de exemplares do acervo que não tenham passado pelo sistema de empréstimo.

Dentre os serviços oferecidos pelas Bibliotecas destacam-se:

• Empréstimo domiciliar;
  • Reserva de obras emprestadas;
  • Visita orientada (calouros e comunidade externa);
  • Exposição de novas aquisições;
  • Treinamento de usuários;
  • Orientação quanto à pesquisa bibliográfica e localização da informação;
  • Orientação quanto à normalização bibliográfica;
  • Consulta base de dados local;
  • Acesso à Internet;
  • Serviço de comutação bibliográfica – COMUT;
  • Consulta bases de dados of-line;
  • Consulta base de dados de periódicos virtuais;
  • Indicação de sites relevantes por área de conhecimento;
  • Equipamentos multimídia para fitas VHS, CDRoms e DVDs.
  • Lista de novas aquisições;

FUNCIONAMENTO