\ XVI ENCONTRO - NÚCLEO DE FILOSOFIA DO DIREITO

XVI ENCONTRO - NÚCLEO DE FILOSOFIA DO DIREITO DA FENORD

Dia 23 de setembro aconteceu o XVI encontro do Núcleo de Filosofia do Direito do IESI/FENORD. Coordenado pelo professor Me. Marco Antônio Poubel Ministério Filho, a atividade faz parte de um projeto institucional que visa proporcionar aos acadêmicos um espaço de reflexão sobre o Direito por meio da leitura, crítica e comentários de obras clássicas do pensamento jurídico.

Neste encontro o texto trabalhado foi “Karl Marx e a Crítica de Filosofia do Direito de Hegel". Segundo o professor coordenador, tal abordagem é necessária porque é “na Crítica à Filosofia do Direito de Hegel que o conceito de alienação será inicialmente problematizado a partir das chamadas “inversões” no pensamento hegeliano, que tendem a obscurecer o justo raciocínio a respeito da realidade e estrutura social.

Segundo o professor, a reflexão acerca do tema faz-se necessária, uma vez que no pensamento idealista de Hegel, o conceito de Estado é tratado não como um consenso entre indivíduos, mas como “um momento superior da racionalidade que se impõe mesmo contra a vontade dos indivíduos”.

Marco Antônio acrescenta ainda a importância de se pensar o conceito de Estado nessa perspectiva, já que o Estado surge como “substância ética consciente de si” que colocará o interesse geral acima dos interesses particulares, caracterizando-se como o princípio da família e da sociedade civil.

Dá para se mensurar a riqueza do encontro? Difícil!

E você acadêmico, está esperando o que?



Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook