XXXIII CINEMA COMENTADO IESI / FENORD

FILME: Clube de Compras Dallas

Mais um cinema comentado foi realizado, no dia 25 de agosto. Desta vez, a obra foi “Clube de Compras Dallas”, cuja história traz o protagonista Ron Woodroof, consumidor de drogas, amante de mulheres, homofóbico, que, em 1986, foi diagnosticado com AIDS e recebeu a sentença de 30 dias de vida.

A partir daí sua luta pela vida intensificou-se e, quase à beira da morte, ele foi em busca de medicamentos alternativos fora do país já que o único remédio legal nos Estados Unidos para combater a doença, na época, era o AZT. Com a ajuda de sua médica, Dra. Eve Saks (Jennifer Garner), e do travesti Rayon (Jared Leto), portador do HIV, Woodroof criou clubes em que as pessoas pagavam por esses tratamentos alternativos, o que levou as indústrias farmacêuticas dos Estados Unidos a travarem uma guerra contra ele. Woodroof morreu em 12 de setembro de 1992, seis anos após o diagnóstico fatal.

O filme traz à tona o preconceito e proporciona uma reflexão acerca tanto do estilo de vida do Ron Woodroof, como da sua postura homofóbica. O seu ativismo é um exemplo e a sua vida se torna, através da obra, objeto de muitos questionamentos e reflexão.

A atividade, coordenada pelo professor Marco Antônio Poubel teve a casa cheia e contou com o envolvimento dos presentes que participaram ativamente do debate que a obra em questão proporcionou.

Parabéns a todos os envolvidos! Aguardem, próximo mês teremos mais!!!

Fundação Educacional Nordeste Mineiro
Home | Facebook